Procedimentos

Acupuntura

A acupuntura é um procedimento médico que utiliza a inserção e manipulação de agulhas metálicas, em determinadas partes, ou pontos do corpo, e visa ao tratamento de muitas condições clínicas, assim como à manutenção da saúde. Essa técnica terapêutica é originária da China e faz parte de um grupo de conhecimentos médicos desenvolvidos ao longo dos últimos 2.500 anos, denominados de Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

A acupuntura denota técnicas de inserção de agulhas através da pele, nos tecidos abaixo dela, em várias profundidades, direções e pontos estrategicamente planejados, que objetivam efeito terapêutico. Embora a definição de acupuntura se refira à “agulha” como necessária, somente isso não é suficiente, assim como o bisturi não nos dá uma definição adequada do que é cirurgia. O ato de agulhar um tecido para obter determinado efeito terapêutico não está separado do contexto no qual a agulha é aplicada – ou seja, como está sendo usada, em que região, a que profundidade, em quantas e quais localizações, por quanto tempo, em que situações e por quê. Os padrões de agulhamento são designados de acordo com a localização, a natureza e a duração dos problemas a serem tratados. Na acupuntura médica, os tratamentos são planejados para integrar acupuntura, outras terapias complementares e inclusive, se necessário for, medicação alopática.

A maioria dos pacientes sente-se confortável com a estimulação. Naqueles que nunca fizeram acupuntura, costumo iniciar com estimulações mais leves e superficiais e, à medida que se vão acostumando e ficando mais à vontade com o método, quando necessário, aumento aos poucos a intensidade da estimulação. Estimulações mais fortes não levam, necessariamente, a melhores resultados. Ou seja, a acupuntura que leva à sensação forte de De Qi (agulhamento) não configura, por si só, um processo eficaz. A diferença se dá na combinação correta dos pontos e na estimulação exata para a necessidade de cada caso.

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é uma técnica semelhante à acupuntura, na qual associamos uma levíssima corrente elétrica (processada e programada por um microprocessador) que flui entre as agulhas. A aplicação é muito confortável e visa maximizar os efeitos da inserção das agulhas. O avanço tecnológico possibilitou associar estímulos elétricos à técnica milenar de acupuntura, o que resultou na potencialização do efeito analgésico das agulhas. A eletroacupuntura, que acopla eletrodos às agulhas, do modo como é praticada hoje, foi utilizada pela primeira vez na França, em 1970, pelo acupunturista Roger de La Fuye.

Auriculopuntura

Segundo alguns métodos de acupuntura, o corpo é espelhado em miniatura em vários lugares. A orelha é o “espelho” mais conhecido, mas há outros, como o couro cabeludo e o primeiro metacarpo, na mão. A chamada acupuntura auricular apareceu pela primeira vez em descrições de 1856, tanto na China quanto na França, que revelaram diagnósticos e tratamento de doenças por meio da perfuração ou estimulação de alguns pontos específicos nas orelhas. 

A partir da década de 1950, o médico francês Paul Nogier, de Lyon, desenvolveu a técnica, realizando estudos que se tornaram referência para um melhor entendimento, na ótica ocidental, do tema. Ele mapeou os pontos auriculares correlacionando características da anatomia local, que apresenta uma intrincada rede de nervos e, de forma reflexa, tem correspondência com diferentes partes do cérebro e com partes remotas do corpo. Assim como a acupuntura no restante do corpo, a auricular busca pontos reativos para serem tratados por agulhagem. Nesse caso, porém, os pontos correspondem a órgãos e funções do corpo. Os pontos auriculares são estimulados por cerca uma semana a dez dias, com as chamadas agulhas semipermanentes. Diminutas, elas ficam locadas como microanzóis nos diferentes pontos da orelha e esteticamente presas com minúsculos adesivos cor da pele, praticamente imperceptíveis.

Laser

A Terapia a Laser de Baixa Intensidade, conhecida também como Fotobiomodulação, é uma terapia de luz de baixa intensidade, produzida por um moderno aparelho computadorizado. Esse aparelho é um dispositivo que gera luz por meio de um processo de amplificação óptica baseado na emissão estimulada de radiação eletromagnética. A luz do LASER desencadeia alterações bioquímicas dentro das ondas e os fótons são absorvidos por fotorreceptores celulares e desencadeia mudanças bioquímicas que estimulam os mecanismos curativos do corpo.  Utilizamos o LASER em nossa clínica para estimular pontos de acupuntura (acupontos) como uma opção ou complemento às sessões de acupuntura.

Entre em contato pelo Whatsapp!

Entre em contato pelo Whatsapp
Close and go back to page